Release


Atuando desde o final de 2004, a Sobre o Fim nasceu na cidade de Sobral, interior do Ceará, de um projeto que visava integrar o hardcore ao metal, a melodia à agressividade, ao melhor estilo das bandas do New Wave of American Metal, como Killswitch Engage e As I Lay Dying, mas buscando alguma autenticidade e originalidade, com letras de cunho, principalmente, político-existenciais. O calor da cidade proporcionou a agressividade necessária para que a banda fervesse os moshes locais, dando origem a um som ora rápido, ora compassado; ora melódico, ora pesado.

A formação da banda já passou por diversas modificações, mas acabou por se estabilizar com Zé Wellington nos vocais, Helder Lemos na guitarra, Fernando Lucas na bateria e Cavalcante Filho no baixo, instrumentistas com visões e experiências musicais diferentes, o que contribuiu para a diversidade nas composições autorais.

A Sobre o Fim vem participando com destaque de vários shows no estado e dividindo o palco com bandas como Jason (RJ), The Nation Blue (Austrália) e Head Phones President (Japão). Em festivais, a banda foi a selecionada cearense para a seletiva nordestina do ZONA PUNK & VANS APOSTAM 2008, em Natal, Rio Grande do Norte. No ano de 2009 a banda sagraria-se ainda como primeiro lugar no CONCURSO BEM VINDO AO CLUBE EMPIRE RECORDS, disputando com 20 bandas independentes do estado do Ceará. Grandes festivais como o Grito Rock, o BNB Rock Cordel e a Feira da Música de Fortaleza estão no currículo dos músicos.

Com um vídeo-clipe lançado em 2008, “Sobre prisões e guerras”, música do primeiro EP da banda, “Prólogo” (Nocaute Discos, 2007), em 2009 a Sobre o Fim lançou “Interludio", EP disponibilizado gratuitamente no site oficial da banda, contendo quatro faixas, sendo três músicas inéditas e uma regravação do primeiro trabalho. O EP conceitual incluía como bônus uma história em quadrinhos interligada com as músicas, abordando a teoria do caos. Essa HQ, com roteiro do vocalista Zé Wellington, foi indicada no ano de 2010 ao Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos nacionais, na categoria "Publicação independente especial".

Em 2015, a Sobre o Fim lançou "Epílogo", com três músicas inéditas. No final de 2020 a banda fez uma transmissão ao vivo durante a pandemia do coronavírus. O registro dessa transmissão se tornou "Distante do fim", álbum ao vivo com 8 faixas.